A Fundação Pirata Marinheiros é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, sem caráter político e partidário, criada e mantida pelo grupo empresarial Pirata, desde 1991, com sede no distrito de Marinheiros, em Itapipoca e sub-sedes em Fortaleza e Amontada, no Ceará.
Suas ações são executadas através da elaboração de projetos que segmentam-se em três prioridades: inserção social, formação cidadã e preservação ambiental.
Tudo começou em 1985, quando a família Trindade mudara-se para o distrito de Marinheiros, em Itapipoca, litoral do Ceará. Sensível às necessidades do próximo, Julio e sua família logo conheceram a difícil realidade social e econômica da região que alcançava também o distrito de Caetanos, município de Amontada.
Acostumados a enxergar a vida cheia de perspectivas, os Trindade se viram inconformados com a situação de abandono na qual a população estava imersa e tomaram como dever, batalhar pela qualidade de vida no lugar que escolheram como lar. A tentativa de integração deu frutos e logo um grupo de comunitários se voluntariou para desenvolver o primeiro trabalho, o Projeto Marinheiros.
No ano seguinte, no Bairro da Praia de Iracema, em Fortaleza, a família Trindade inaugurou o Pirata Bar. O empreendimento, embora recém fundado, trazia em seu DNA o reconhecimento do colaborador enquanto cidadão, o respeito às tradições locais e principalmente, o compromisso com a responsabilidade social.
O Pirata Bar abriu portas para que seus proprietários desenvolvessem ações solidárias também na capital cearense, ampliando o potencial de atuação dos trabalhos. Neste ritmo de continuidade, os Trindade adquiriram o know how necessário para concretizar um sonho chamado Fundação Pirata Marinheiros.
Fundada em 1991, a Instituição se alicerçou numa fusão de conceitos originados na vivência dos Trindade com a experiência das comunidades de pescadores de Caetanos e Marinheiros. Em virtude deste referencial, suas prioridades são voltadas para questões relacionadas à inclusão social e sensibilidade para com a preservação dos recursos naturais.
Em suma, a Fundação Pirata Marinheiros nasceu no coração de homens e mulheres que comungavam do desejo por mudanças. Ela foi cuidadosamente pensada para transformar pessoas em cidadãos.
Uma sociedade em constante desenvolvimento cultural, social e econômico, construída através da solidariedade, inovação, ética, pluralidade e sustentabilidade.
Desenvolver, apoiar e estimular projetos relacionados à educação para a cidadania, cultura, desenvolvimento comunitário, a preservação e educação ambiental.