O Festival de Brest é um acontecimento marítimo autêntico e memorável, realizado a cada quatro anos, reunindouma frota de milhares de embarcações de todos os tipos, dimensões, e nacionalidades, onde cada país participa com a embarcação que melhor represente sua tradição náutica. O Festival reuniu empresários, autoridades, praticantes de esportes náuticos, turistas, artistas trazendo e promovendo grande repercussão na imprensa mundial.
Na edição de 2004, foram selecionados nas comunidades litorâneas de Itapipoca e Amontada 17 pescadores paracapacitação que culminou numa viagem até a França. Os jovens receberam formação cidadã e profissional,tratamento médico, além de aulas náuticas para participarem do evento. A Fundação foi responsável por toda preparação dos jangadeiros. Além do jangadeiros participaram da Comitiva do Brasil, 14 jangadas e uma delegaçãode 55 pessoas (músicos, produção). No evento estiveram presentes mais de 1,5 milhão de visitantes, 2 mil embarcações, 17 mil tripulantes e 800 jornalistas.
Na edição de 2008, novamente foram selecionados pescadores das comunidades litorâneas de Itapipoca eAmontada. Mais uma vez a Fundação preparou os jangadeiros para participarem do evento. Nesta edição a comitiva foi composta pelos jangadeiros Antonio Rita, Geraldinho, Zé Barbosa e Josué, na produção Júlio Trindade e Ricardo Goellner A pesquisadora dos Estudos de Oralidades da Universidade Federal do Ceará, Martine Kunz, integrou a comitiva. A pesquisadora é responsável por traduzir para o francês o livro Jangadeiros do Brasil. Na ocasião do evento foi lançado no Salão de Livro do Mar, o livro “Ditos de vida”, do jornalista Raimundo Caruso.Os jangadeiros foram os anfitriões do Espaço Pirata, stand com 50 m2, onde foi divulgada a cultura e artesanato cearense. As jangadas e os jangadeiros foram acolhidos pelos pescadores da região de Brest e aproveitaram a ocasião para trocar experiências e realizar oficinas de navegação em jangada para os velejadores franceses. As jangadas acompanharam o Navio Veleiro da Marinha do Brasil Cisne Branco, que participou pela primeira vezdo evento como convidado especial.