Casa dos Nós

LOGO CASA DOS NOS - 2004

Desde 2004 a Fundação Pirata Marinheiros em parceria com a Prefeitura de Amontada mantém, na comunidade de Caetanos, a Casa dos Nós que funciona como brinquedoteca e biblioteca comunitária. Localizada a aproximadamente 195 km de Fortaleza, Caetanos é uma comunidade de acesso precário formada basicamente por pescadores e pequenos agricultores de subsistência.

A Casa dos Nós é coordenada por uma pedagoga, cedida pela prefeitura, e funciona, de segunda a sábado, atendendo crianças do ensino fundamental, adolescentes do ensino médio, professores das escolas da região, entre outros. Atende diariamente estudantes em busca de literatura infantil e infanto-juvenil, reforço escolar, fontes de pesquisa, brinquedos, jogos e atividades recreativas. Já osprofessores buscam material para enriquecerem suas aulas e atualizarem seus conhecimentos através de periódicos, jornais e revistas at uais.

Além da comunidade de Caetanos, são beneficiadas mais 13 comunidades vizinhas e estudantes de 10 escolas publicas. Diariamente são atendidos estudantes para o reforço escolar e recebe uma média de 360 visitas mensais, 4500 atendimentos anuais e o empréstimo de aproximadamente 800 livros por ano.

No ano de 2009 a Casa dos Nós foi reconhecida pelo Governo Federal como Ponto de Leitura e passou a fazer parte da Rede Biblioteca Viva – plataforma virtual de acompanhamento, interlocução e interação das iniciativas de livro e leitura por todo o Brasil. Em 2012 passou a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado do Ceará e em 2015 o Projeto Baú de Leitura, desenvolvido pela Casa do Conto em parceria com a COELCE.

A Casa dos Nós é o único Ponto de Leitura do Município de Amontada.

CONHEÇA A CASA DOS NÓS

BRINQUEDOTECA

SALA DE ESTUDO

SALA DE PESQUISA

SALA DE AULA

SALA DE VÍDEO

ESPAÇO RECREAÇÃO

BRINQUEDOTECA

SALA DE ESTUDO

SALA DE PESQUISA

SALA DE AULA

SALA DE VÍDEO

ESPAÇO RECREAÇÃO

PROJETOS DESENVOLVIDOS NA CASA DOS NÓS

+

O Cantinho do Professor é um espaço destinado a auxiliar e dar suporte aos professores da região litorânea dos municípios de Amontada e Itapipoca. Com um acervo de mais de 2.000 livros do professor o espaço também conta com mapas, infográficos, material multimídia, DVDs de aulas e documentários. Além de um espaço destinado para estudo e planejamento das aulas e atividades extracurriculares. Através de uma parceria com o canal Futura os professores encontram disponível na Casa dos Nós o material da “Maleta Infância” e da “Maleta Porque Pobreza?”, que conta com documentários, programas, curta-metragem, vídeos e um caderno de atividades sobre as temáticas em questão.

CINEMINHA

+

Desde 2011 a Casa dos Nós – Ponto de Leitura desenvolve o Projeto Cineminha. Todos os sábados, e em datas comemorativas, são exibidos filmes na sala de vídeo para as crianças e jovens da Praia de Caetanos. O projeto tem por objetivo levar oportunidade de lazer e cultura através da exibição de filmes e documentários. Sendo esta a principal atividade de lazer nas tardes de sábado. O espaço também é utilizado por grupo de jovens da comunidade e por projetos desenvolvidos pela prefeitura de Amontada.

LEITOR DO MÊS

+

A Casa dos Nós – Ponto de Leitura promove mensalmente o Projeto Leitor do Mês. Realizado desde 2010, o projeto tem por objetivo desenvolver o hábito e o prazer da leitura e ajudar o leitor a compreender, interpretar e posicionar-se diante dos fatos sociais, históricos e culturais.

O projeto é dividido em 03 categorias: Infantil (até 12 anos), Infanto-Juvenil (de 13 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Para participar os interessados devem se cadastrar no projeto, selecionar as obras de sua preferência e preencher a ficha de leitura. É premiado, por categoria, o leitor que tiver a maior pontuação, verificada através das fichas.

Casa dos Nós 2015

Casa dos Nós 2014