CASA DOS NÓS – PONTO DE LEITURA COMEMORA 10 ANOS E INAUGURA NOVA SEDE

A biblioteca comunitária Casa dos Nós, fundada e mantida pela Fundação Pirata Marinheiros, em Caetanos comemorou no dia 13 de setembro seus 10 anos e presenteou a comunidade da Praia de Caetanos com um dia cheio de atividades e a inauguração da sua nova sede.

As comemorações tiveram início às 8h com atividades recreativas e beach soccer a beira mar. Às 10h a nova sede da Casa dos Nós foi inaugurada e rapidamente foi tomada pelas crianças que se encantaram com a brinquedoteca e o novo espaço da sala de leitura. Na ocasião foi entregue pelo presidente da Fundação Pirata, Sr. Rodolphe Trindade, a placa Pirata Solidário a Prefeitura de Amontada que foi representado pelo senhor Marcos Barros, assessor da Secretaria de Educação.

A infraestrutura da nova sede, conta com sala de leitura, brinquedoteca, sala de vídeo, sala de estudo, cantinho do professor, sala de costura e artesanato e espaço para atividades diversas. O novo espaço abriga de modo mais satisfatório o acervo de mais de 8.000 livros.

Nesse mesmo horário teve início a capacitação dos professores no Projeto Jangada, no Colégio Municipal de Caetanos. Cada participante recebeu a coleção de livros “Aprender e Brincar”, além de serem capacitados de como utilizá-los em sala de aula. Em um segundo momento foi apresentado o projeto Maleta Futura do Canal Futura, na ocasião a “Maleta Infância” e a maleta “O que é pobreza?”, que irá auxiliá-los a trabalhar temas transversais usando como ferramenta os vídeos e programas desenvolvidos e exibidos pelo canal futura. Há pouco mais de dois anos a Fundação Pirata aderiu ao Maleta Futura e vem desenvolvendo em seus projetos as orientações e materiais recebidos. No fim do dia, os professores presentes foram convidados pela diretora da Fundação Pirata, Tábtha Santiago, a visitar a nova sede da Casa dos Nós e conhecer o espaço dedicado exclusivamente aos profissionais da educação para subsidiarem suas aulas.

Já no período da noite, às 19h, foram exibidos na Praça de Caetanos, vídeos gravados em festa e eventos públicos realizados em 1992, o que fez com que os moradores relembrassem um pouco de como era a Praia de Caetanos antes da chegada da energia elétrica e o aumento do número de construções. Após a exibição dos vídeos, alguns moradores fizeram uma homenagem aos 10 anos do projeto na comunidade e falaram da sua importância. A festa foi encerrada com uma seresta animada por Armando Telles e Jonathan Rogério, músicos da Banda do Pirata.